Doutorado (Teses)

Luís Cláudio Barros Pereira da Silva. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso. 2008. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13245

 

Luciana Noda. Fugas brasileiras para piano- 1922 a 2009: procedimentos composicionais em estruturas resultantes. 2010. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/21367

 

Daniel Angelo Barbosa Vieira.  Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética. 2012. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55605

Eduardo Vagner Soares Pastorini. Leitura à primeira vista ao violão: Três estudos de caso abordando uma reflexão sobre a prática da habilidade em diferentes contextos acadêmicos com etudantes e violonistas profissionais. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, . Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.


Mestrado (Dissertações)

Pablo Arturo Pulido. O BAMBUCO FLORECITA DEL CAMINO PARA VIOLÃO SOLO DE JAIME ROMERO: UMA ANÁLISE PARA A INTERPRETAÇÃOA PARTIR DA VERSÃO ORIGINAL PARA TRIO TÍPICO COLOMBIANO. 2016. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nahuel Romero Paschero. Um estudo sobre a digitção a partir da peça Caleta el Membrillo para violão de Guillermo Rifo. 2016. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rafael Iravedra. A SUÍTE IMÁGENES PARA VIOLÃO DE CARLOS AGUIRRE: UM ESTUDO TÉCNICO-INTERPRETATIVO. 2014. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rudimar Bonamigo. Improvisação coral sobre “Victimae Paschali” de Charles Tournemire : uma abordagem analítica e interpretativa para a elaboração de uma edição de performance. 2014. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/98155

 

Rafael Iravedra. A suíte imágenes para violão de Carlos Aguirre: um estudo técnico-interpretativo. 2014. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/96924

 

Alexandre Fritzen da Rocha. Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico. 2013. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/70227

 

Paulo César Fernandes Brum. A suíte para órgão do oratório “Sete Palavras de Cristo na Cruz”, Opus 257 (1991) de Amaral Vieira: uma abordagem analítica da relação com seu oratório, Opus 255A. 2013. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/76732
 

Thomas König Pires. Changes (1983) para violão de Elliott Carter: a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato. 2012. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61263

 

Thais Fernandes Rodrigues dos Santos Moreira. SOLO DO CHOROS Nº6 DE VILLA-LOBOS: CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE POR FLAUTISTAS PROFISSIONAIS. 2013. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70230

Eduardo Vagner Soares Pastorini. Leitura à primeira vista no violão: um estudo com alunos de graduação. 2011. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31790

Marcos Vinícius Araújo. Estratégias de estudo utilizadas por dois violonistas na preparação para a execução musical da Elegy (1971) de Alan Rawsthorne. 2010. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/25223

 

Keli da Silva Chin. Chacona, recitativo e fuga (2009) de Almeida Prado: uma abordagem analítica. 2009.  Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/15620

Daniel Angelo Barbosa Vieira. A fuga da sonata para piano de Camargo Guarnieri: uma análise retórico-estrutural. 2008. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/12889

Jeanine Frank Mundstock. Aaron Copland: uma análise das tendências pandiatônicas na obra “Preamblefor a Solemn Occasion” para órgão. 2008. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13228

 

Marcos Victora Wagner. Scherzo da Sonata para violão, Op. 47 de Alberto Ginastera: trajetória e síntese dos Scherzi Ginasterianos. 2007. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10552

Aristóteles de Almeida Pires. A sonoridade do violão na execução musical: um estudo sobre os aspectos formadores e a análise de duas gravações das Quatro Pieces de Frank Martin. 2006. 0 f.

Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7376

Luciana Noda. Uma análise retórica da Fuga Op. 87 no. 4 de Dmitri Shostakovich. 2006. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista Capes.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5592

Francisco Koetz Wildt. O uso de mapeamento na memorização do Allegro Moderato da Sonatina No. 3 de Juan Carlos Paz: uma abordagem prática. 2004. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Elaine Milazzo. Os afastamentos composicionais no Choro Torturado de Camargo Guarnieri. 2004. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4294

Geraldo Majela Brandão Ribas. Camargo Guarnieri: uma análise das fugas das sonatinas no. 3 e no. 6 para piano. 2002. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES/PICD. 

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2745

Vania Claudia Camacho. As Três Cantorias de Cego para Piano de José Siqueira - um fnfoque sobre o emprego da tradição oral. 2000. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

 

Hideraldo Luiz Grosso. Prelúdios para Piano de Almeida Prado - fundamentos para uma interpretação. 1997. Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.


Iniciação Científica

Yuri Miorelli Antunes dos Santos. Guias estruturais de prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano) - Instituto de Artes da UFRGS, universidade federal. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yuri Miorelli Antunes dos Santos. Guias estruturais como ferramenta de aprendizagem com estudantes iniciantes ao órgão. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Felipe Bertol. Conscientização da tradição e da sua própria tradição para uma educação emancipadora.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Canto) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Letícia Gabriele Grützmann. Guias estruturais de prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Canto) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Jaqueline Sauter. Guias Estruturais de Prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Instrumento (Órgão de tubos)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Leticia Gabriele Grützmann. O uso de guias estruturais na preparação de uma obra para órgão de tubos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Samir da Costa Gonzaga. Guias Estruturais de Prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Regência) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

César Alexandre Griebler. Estratégias de estudo na preparação de dois trechos musicais do período barroco por alunos de teclado: um contrapontístico e outro homofônico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano)) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Leticia Gabriele Grützmann. Estratégias de estudo: a prática de estudo de um aluno de bacharelado em órgão de uma obra contrapontística. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Marcel Bauer Estivalet. Estratégias de estudo na preparação de um trecho de uma fuga para teclado de J.S. Bach. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumentos (Violão)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Sergio Balthazar de Lemos. Estratégias de estudo utilizadas na preparação de uma peça do Mikrokosmos de Bartók por alunos de graduação em piano: aspectos contrapontísticos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Letícia Gabriele Grützmann. Estratégias de estudo: a prática de estudo de um aluno de bacharelado em órgão. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

.

Alexandre Fritzen da Rocha. Estratégias de estudo na prática deliberada: investigação sobre a preparação de obras contrapontísticas para teclado. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano)) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Marcel Bauer Estivalet. Estreitando os laços entre a performance e análise musical. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumentos (Violão)) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Alexandre Fritzen da Rocha. Utilização do órgão por pianistas para estudo de obras polifônicas: um estudo de caso. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Moschini Alcalde. Como a transliteração de uma obra musical em representação gráfica pode auxiliar a escolha de manuais e registração no órgão de tubos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Alexandre Fritzend da Rocha. Estreitando os laços entre a performance e a análise musical: aplicação a partir de obra brasileiras para órgão. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Leonardo Livi. Estreitando os laços entre a performance e a análise musical: um estudo com alunos de órgão. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumentos (Violão)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Alexandre Fritzen da Rocha. O USO DO ÓRGÃO COMO MEIO PARA UMA AUDIÇÃO POLIFÔNICA DE PIANISTAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Milheira Angelo. Obras para órgão no Brasil de hoje: tendências composicionais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Milheira Angelo. Estreitando os laços entre a performance e a análise muical: aplicação a partir de obras brasileiras para órgão. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Moschini Alcalde. Obras para Órgão no Brasil de Hoje (1995-2005): Por que Órgão?. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlstrom Heuser. Técnicas composicionais na Fantasia para órgão (Op. 115) e Pequena Partita para órgão (Op. 132) de Ernst Widmer. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Moschini Alcalde. Angelo Camim, Furio Franceschini, Leopoldo Miguéz e Armando Albuquerque: um estudo de suas obras para órgão. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlström Heuser. O pandiatonismo na obra organística de Calimerio Soares. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Milheira Angelo. Técnicas Composicionais na Obra Organística de Henrique Oswald. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Januibe Tejera de Miranda. Os doze pequenos prelúdios para órgão de Ernst Mahle. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, universidade federal. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlstrom Heuser. A obra organística de Calimerio Soares. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Paulo Fernando Saraiva Macedo. O estudo dos processos contrapontísticos no repertório organístico brasileiro. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, universidade federal. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlstrom Heuser. O repertório organístico de Calimerio Soares. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Paulo Fernando Saraiva Macedo. O estudo dos processos contrapontísticos no repertório organístico brasileiro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Paulo Fernando Saraiva Macedo. Fuga: desenvolvimento de um manual prático de composição. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yanto dos Santos Laitano. Um manual prático de contraponto tonal. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yanto dos Santos Laitano. Um manual prático de contraponto tonal. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now