Doutorado (Teses)

Christoph Clemens Küstner. A improvisação na Forma Pachelbel a partir de Prelúdios Corais de Pachelbel e Walther: Uma proposta de exercícios de improvisação para organistas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202121

 

Alexandre Fritzen da Rocha. Leitura musical à primeira vista: um estudo com guias de auxílio para estudantes universitários de órgão e piano. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172291

 

Eduardo Vagner Soares Pastorini. Leitura à primeira vista ao violão: Três estudos de caso abordando uma reflexão sobre a prática da habilidade em diferentes contextos acadêmicos com etudantes e violonistas profissionais. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

 

Daniel Angelo Barbosa Vieira.  Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética. 2012. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55605

 

Luciana Noda. Fugas brasileiras para piano- 1922 a 2009: procedimentos composicionais em estruturas resultantes. 2010. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/21367

 

Luís Cláudio Barros Pereira da Silva. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso. 2008. Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13245


Mestrado (Dissertações)

Rafael dos Santos Marques. In memoriam de Luis Taylor Siedler para flauta e piano (1992) de Flávio Oliveira: colaboração compositor-intérprete em busca de decisões interpretativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219190

 

Miguel Besnos. A utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo na prática instrumental: um estudo multicasos com estudantes de violão. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/213584

Jaqueline Sauter. A adaptação da organista à atualização do hinário da Igreja Congregação Cristã no Brasil: um estudo preliminar com estratégias para sua aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/179465

 
Nahuel Romero Paschero. Um estudo sobre a digitação a partir da peça Caleta el Membrillo para violão de Guillermo Rifo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/140214

 
Pablo Arturo Pulido. O bambuco Florecita del camino para violão solo de Jaime Romero: uma análise para a interpretação a partir da versão original para trio típico colombiano. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141344

 

Vinicius Prates. Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer: notas soltas e notas irresponsáveis. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/122543

 

Rafael Iravedra. A Suíte Imágenes para violão de Carlos Aguirre: um estudo técnico-interpretativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/96924


Rudimar Bonamigo. Improvisação coral sobre "Victimae Paschali" de Charles Tournemire: uma abordagem analítica e interpretativa para a elaboração de uma edição de performance. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/98155

 

Alexandre Fritzen da Rocha. Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/70227

 

Paulo César Fernandes Brum. A suíte para órgão do oratório "Sete palavras de cristo na cruz", Opus 257 de Amaral Vieira: uma abordagem retórico-analítica da relação com seu oratório, Opus 255A. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/76732


Thaís Fernandes Rodrigues dos Santos. Solo dos Choros nº6 de Villa-Lobos: construção da performance por flautistas profissionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/70230

 

Thomas König Pires. Changes (1983) para violão de Elliott Carter: a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/61263

 

Eduardo Vagner Soares Pastorini. Leitura à primeira vista no violão: um estudo com alunos de graduação. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/31790

 

Marcos Vinícius Araújo. Estratégias de estudo utilizadas por dois violonistas na preparação para a execução musical da Elegy (1971) de Alan Rawsthorne. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/25223

 

Jeanine Frank Mundstock. Aaron Copland: uma análise das tendências pandiatônicas na obra "Preamble for a Solemn Occasion" para órgão. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13228

 

Daniel Ângelo Barbosa Vieira. A Fuga da Sonata para Piano (1972) de Camargo Guarnieri: uma análise retórica estrutural. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Capes Demanda Social. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

 

Marcos Victora Wagner. Scherzo da Sonata para violão, Op. 47 de Alberto Ginastera : trajetória e síntese dos Scherzi Ginasterianos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10552

 

Keli da Silva Chin. Uma abordagem analítica da Chacona, recitativo e fuga (2005) de Almeida Prado e sua relação com três outras obras. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/15620

 

Luciana Noda. Uma análise retórica da Fuga Opus 87 nº 4 de Dimitri Shostakovich. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Capes Demanda Social. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/5592

 

Aristóteles de Almeida Pires. A sonoridade do violão na execução musical: um estudo sobre os seus aspectos formadores e análise de duas gravações das Quatro Peças Breves de Frank Martin. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/7376

Germano Gastal Mayer. Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer: relações intervalares e outros parâmetros a partir da teoria dos conjuntos e gestos musicais. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Capes Demanda Social. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/7127

 

Elaine Milazzo. Afastamentos composicionais no Choro Torturado de Camargo Guarnieri. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4294

 

Francisco Koetz Wildt. O uso de mapeamento na memorização do Allegro Moderato da Sonatina No. 3 de Juan Carlos Paz: uma abordagem prática. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.


Rafael Liebich. Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer: uma busca por padrões estilísticos na sua escrita contrapontística. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/5008

 

Geraldo Majela Brandão Ribas. Camargo Guarnieri: uma análise das fugas das sonatinas no. 3 e no. 6 para piano. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CAPES/PICD. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Repositório: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2745

Vania Claudia Camacho. As Três Cantorias de Cego para Piano de José Siqueira - Um Enfoque sobre o Emprego da Tradição Oral. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

 

Hideraldo Luiz Grosso. Prelúdios para Piano de Almeida Prado - Fundamentos para uma Interpretação. 1997. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Any Raquel Souza de Carvalho.


Iniciação Científica

Vinicius Fergutz Peixoto. O que dizem os métodos para órgão de tubos? Como devemos estudar?. 2019. Iniciação Científica (Graduando em Bacharelado em Canto) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Carvalho.

 

Carlos Maurício Gallo Cabrera. O que dizem os métodos para órgão de tubos? Como devemos estudar?. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Instrumento (Órgão de tubos)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

 

Carlos Maurício Gallo Cabrera. Guais de estudo para uma obra contrapontística após sugestões de organistas profissionais. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Instrumento (Órgão de tubos)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yuri Miorelli Antunes dos Santos. Guias estruturais de prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano)) - Instituto de Artes da UFRGS, universidade federal. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yuri Miorelli Antunes dos Santos. Guias estruturais como ferramenta de aprendizagem com estudantes iniciantes ao órgão. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Felipe Bertol. Conscientização da tradição e da sua própria tradição para uma educação emancipadora.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Canto) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Letícia Gabriele Grützmann. Guias estruturais de prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Canto) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Jaqueline Sauter. Guias Estruturais de Prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Instrumento (Órgão de tubos)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Leticia Gabriele Grützmann. O uso de guias estruturais na preparação de uma obra para órgão de tubos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Samir da Costa Gonzaga. Guias Estruturais de Prática: ferramenta potencial na preparação de obras contrapontísticas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Regência) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

César Alexandre Griebler. Estratégias de estudo na preparação de dois trechos musicais do período barroco por alunos de teclado: um contrapontístico e outro homofônico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano)) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Leticia Gabriele Grützmann. Estratégias de estudo: a prática de estudo de um aluno de bacharelado em órgão de uma obra contrapontística. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Marcel Bauer Estivalet. Estratégias de estudo na preparação de um trecho de uma fuga para teclado de J.S. Bach. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumentos (Violão)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Sergio Balthazar de Lemos. Estratégias de estudo utilizadas na preparação de uma peça do Mikrokosmos de Bartók por alunos de graduação em piano: aspectos contrapontísticos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Letícia Gabriele Grützmann. Estratégias de estudo: a prática de estudo de um aluno de bacharelado em órgão. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

.

Alexandre Fritzen da Rocha. Estratégias de estudo na prática deliberada: investigação sobre a preparação de obras contrapontísticas para teclado. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento (Piano)) - Instituto de Artes da UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Marcel Bauer Estivalet. Estreitando os laços entre a performance e análise musical. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumentos (Violão)) - Instituto de Artes da UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Alexandre Fritzen da Rocha. Utilização do órgão por pianistas para estudo de obras polifônicas: um estudo de caso. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Moschini Alcalde. Como a transliteração de uma obra musical em representação gráfica pode auxiliar a escolha de manuais e registração no órgão de tubos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Alexandre Fritzen da Rocha. Estreitando os laços entre a performance e a análise musical: aplicação a partir de obra brasileiras para órgão. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Leonardo Livi. Estreitando os laços entre a performance e a análise musical: um estudo com alunos de órgão. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumentos (Violão)) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Alexandre Fritzen da Rocha. O USO DO ÓRGÃO COMO MEIO PARA UMA AUDIÇÃO POLIFÔNICA DE PIANISTAS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Milheira Angelo. Obras para órgão no Brasil de hoje: tendências composicionais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Milheira Angelo. Estreitando os laços entre a performance e a análise muical: aplicação a partir de obras brasileiras para órgão. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Moschini Alcalde. Obras para Órgão no Brasil de Hoje (1995-2005): Por que Órgão?. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlstrom Heuser. Técnicas composicionais na Fantasia para órgão (Op. 115) e Pequena Partita para órgão (Op. 132) de Ernst Widmer. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Moschini Alcalde. Angelo Camim, Furio Franceschini, Leopoldo Miguéz e Armando Albuquerque: um estudo de suas obras para órgão. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlström Heuser. O pandiatonismo na obra organística de Calimerio Soares. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Bruno Milheira Angelo. Técnicas Composicionais na Obra Organística de Henrique Oswald. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Januibe Tejera de Miranda. Os doze pequenos prelúdios para órgão de Ernst Mahle. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, universidade federal. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlstrom Heuser. A obra organística de Calimerio Soares. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Paulo Fernando Saraiva Macedo. O estudo dos processos contrapontísticos no repertório organístico brasileiro. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, universidade federal. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Martin Dahlstrom Heuser. O repertório organístico de Calimerio Soares. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Paulo Fernando Saraiva Macedo. O estudo dos processos contrapontísticos no repertório organístico brasileiro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Instituto de Artes da UFRGS, PIBIC/CNPq/UFRGS. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Paulo Fernando Saraiva Macedo. Fuga: desenvolvimento de um manual prático de composição. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yanto dos Santos Laitano. Um manual prático de contraponto tonal. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.

Yanto dos Santos Laitano. Um manual prático de contraponto tonal. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Any Raquel Souza de Carvalho.